Ao concluir a última Missa da Quarta-feira de Cinzas do pontificado do Papa Bento XVI, o Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, agradeceu ao Santo Padre por ter permitido que a verdade e o amor de Deus cheguem não só à Igreja mas a todo mundo.

Em um emotivo discurso, o Cardeal Bertone disse ao Papa que "não seríamos sinceros, Santidade, se não lhe disséssemos que esta noite há um véu de tristeza sobre nosso coração. Nestes anos, seu Magistério foi uma janela aberta sobre a Igreja e sobre o mundo, que tem filtrado os raios da verdade e do amor de Deus, para dar luz e calor ao nosso caminho, mesmo e sobre tudo nos momentos em que as nuvens se agrupavam no céu".

"Todos nós compreendemos que é o amor profundo que sua Santidade tem por Deus e pela Igreja o que o levou a tomar esta decisão, revelando aquela pureza de ânimo, aquela fé robusta e exigente, aquela força da humildade e da mansidão, assim como uma grande coragem, que marcaram cada passo de sua vida e de seu ministério, e que só pode vir do estar com Deus, de estar à luz da Palavra de Deus, de sair continuamente da montanha do encontro com Ele para logo descender à Cidade dos homens".

O Cardeal disse ademais que "a Igreja se renova sempre, renasce sempre. Servir à Igreja na firme consciencia que não é nossa, mas de Deus, que não somos nós quem a construimos, mas Ele, poder dizer com verdade: ‘somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer’, confiando totalmente no Senhor, é um grande ensinamento que você, inclusive com esta dolorosa decisão, nos dá não só aos Pastores da Igreja, mas a todo o Povo de Deus".

O Secretário de estado concluiu assinalando que "esta noite queremos agradecer ao Senhor pelo caminho que toda a Igreja realizou sob a guia de Sua Santidade e queremos dizer-lhe, do mais íntimo de nosso coração, com grande afeto, comoção e admiração: obrigado por ter-nos dado o luminoso exemplo de sempre como humilde trabalhador na vinha do Senhor", como disse o mesmo Papa em suas primeiras palavras como Pontífice.

"Um trabalhador, entretanto, que soube em cada momento realizar o que é mais importante: levar Deus aos homens e levar os homens a Deus".