Depois do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI que ocorrerá no dia 28 de fevereiro, numerosos Bispos americanos expressaram sua gratidão seus por mais de oito anos de serviço como Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal.

O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, assinalou que "o Santo Padre trouxe para seu pontificado o tenro coração de um pastor, a mente incisiva de um erudito e a confiança de uma alma unida a Deus em tudo o que fez".

O Cardeal indicou que a renúncia é outra amostra de seu grande cuidado para a Igreja, "estamos tristes mas agradecidos seus por oito anos de liderança desinteressada como sucessor de São Pedro".

"O Papa Bento XVI nos ensinou as verdades eternas, como o valor da vida humana e a força do que une os católicos na Igreja".

Por sua parte, o Arcebispo de Chicago, Cardeal Francis George, disse que o Papa "em toda circunstância, pôs a vontade de Deus para o bem da Igreja acima de qualquer outra consideração"

"O Papa –assinalou o Prelado– ensinou com claridade e caridade o que Deus revelou ao mundo em Cristo, transmitiu a fé apostólica, que amou todo o povo de Deus com todo seu coração".

O Cardeal George expressou que "com gratidão dos filhos e filhas peçamos ao Senhor em nossos corações que o abneçoe e dê forças, à medida que começamos a orar por aquele que será seu sucessor como bispo de Roma".

O Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez assinalou que o Papa "foi um verdadeiro Santo Padre para a família de Deus: sua Igreja Católica" e acrescentou que a decisão do Papa demonstra virtudes de um verdadeiro discípulo de Cristo, "é o ato de um santo, de alguém que não pensa só em si mesmo, mas na vontade de Deus e o bem do seu povo".

O Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, destacou que a inteligência, eloqüência e a extraordinária entrega e sacrifício do Papa, "mostras de sua postura frente às necessidades da Igreja por cima das suas."

O Arcebispo de Denver, Dom Samuel Aquila, pediu que todas as pessoas de boa vontade se unam em oração por Bento XVI, que "serviu fielmente à Igreja através de sua vida de diversas maneiras, e sempre obediente a Cristo em procurar a vontade do Pai.

Dom Aquila sublinhou que o testemunho de vida de Bento XVI e "seu trabalho deu frutos incríveis e ele o continuará fazendo durant seu retiro".

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Boston, Dom Robert Deeley, ofereceu sua gratidão pessoal ao Papa Bento XVI e asseguraram ao Santo Padre sua oração e fidelidade durante estas semanas finais de seu serviço como Vigário de Cristo".

Além disso recordou sua experiência de trabalhar estreitamente com ele durante sua estadia em Roma na Congregação para a Doutrina da Fé e destacou que conhece "seu amor profundo e constante pela Igreja".