O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, preparará com a ajuda do livro dos salmos as meditações para os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria romana.

“Eu gostaria de voltar a propor o grande tema fundamental através de um único livro, que é o livro dos salmos, quer dizer, a oração que ao final revela o verdadeiro rosto de Deus e o verdadeiro rosto do homem”, explicou o Cardeal Ravasi em uma entrevista concedida neste 31 de janeiro ao grupo ACI em Roma.

O Santo Padre escolheu o Cardeal Ravasi neste 18 de janeiro para pregar o retiro anual da Cúria Romana. O Cardeal explicou que é a primeira vez que um chefe de dicastério prega à Cúria romana durante a semana de exercícios espirituais de Quaresma.

“Por um lado certamente está a emoção por viver esta experiência, pelo outro é a primeira vez que um chefe de dicastério fala com seus companheiros além do Papa. Será uma atmosfera muito familiar, pela amizade que me une ao Papa há muitos anos”, acrescentou.

Os exercícios espirituais começarão no primeiro domingo da Quaresma na noite do dia 17 de fevereiro, na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico Vaticano, e como todos os anos, o Papa cancelará todas as audiências durante a semana para preparar-se de maneira especial para a Páscoa.

O ano passado, o eleito para preparar as meditações foi o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo). O tema das mesmas foi "A comunhão do cristão com Deus".