O arcebispo de Los Angeles, nos EUA, Dom José H. Gomez dispensou o arcebispo emérito da mesma diocese, o Cardeal Roger Mahony de seus direitos remanescentes e funções públicas após a revelação de arquivos  que revelavam que o cardeal e outras autoridades da diocese encobriram casos de sacerdotes acusados de abuso sexuais décadas atrás.

"Precisamos reconhecer hoje o terrível fracasso. Precisamos orar por todos aqueles que foram feridos por membros da Igreja ", disse o arcebispo em uma declaração emitida neste 31 de janeiro.

"E nós precisamos continuar a apoiar o longo e doloroso processo de cura suas feridas e restaurar a confiança que foi quebrada."

Arcebispo Gomez observou que "efetiva e imediatamente, informei o Cardeal Mahony" - que serviu a arquidiocese de 1985-2011 - "que ele não terá mais nenhuma função administrativa ou pública".

A declaração também anunciou que o bispo Thomas Curry de Santa Barbara pediu seu afastamento do cargo.

"O Bispo Auxiliar Thomas Curry também se desculpou publicamente por suas decisões, no tempo em que serviu (a arquidiocese de L.A.) como Vigário para o Clero. Eu aceitei o seu pedido de ser exonerado de sua responsabilidade, como Bispo Regional de Santa Barbara".

"A cada vítima de abuso sexual infantil por um membro de nossa Igreja: eu quero ajudá-lo em sua cura. Estou profundamente triste por esses pecados contra você", disse o arcebispo.

"Vamos continuar, como viemos fazendo há muitos anos, comunicando imediatamente todas as alegações credíveis de abusos às autoridades policiais para remover acusados do ministério."

No dia 21 de janeiro, o Los Angeles Times publicou uma reportagem dizendo que 25 anos atrás, no final de 1980, as autoridades da arquidiocese tentaram esconder casos de abuso sexual da polícia. A história do jornal está baseada na publicação de arquivos pessoais que datam de 1986 e 1987, que foram apresentados como prova em ações judiciais pendentes envolvendo dois ex-sacerdotes da Arquidiocese.

Muito do que a reportagem do LA Times tratou foram correspondências entre o cardeal Mahony e o então Monsenhor Curry, vigário do clero naquela época. Mons. Curry foi eleito bispo em 1994, e desde então serviu como um dos bispos auxiliares da arquidiocese de Los Angeles.

Em sua declaração desta quinta-feira, o arcebispo Gomez confirmou a liberação de arquivos de padres que abusaram sexualmente de crianças, enquanto eles serviam a arquidiocese de Los Angeles.

A maioria dos documentos já foram divulgados como parte do "Relatório para o Povo de Deus" criado pela arquidiocese em 2004. Os documentos incluem registros psiquiátricos, relatórios de investigação, cartas de queixa, e correspondência privada, muitas das quais datam de 20 anos atrás.

"Estes arquivos são documentos a respeito de abusos que aconteceram décadas atrás. Mas isso não os torna menos graves", disse o arcebispo Gomez.

"O comportamento descrito nesses arquivos é terrivelmente triste e malvado", acrescentou, "não há desculpa, nem explicações justificando o que aconteceu com estas crianças. Os padres envolvidos tinham o dever de ser seus pais espirituais e falharam".

"A leitura desses arquivos, refletindo sobre as feridas que foram causadas, tem sido a mais triste experiência que eu tive desde que me tornei seu arcebispo em 2011", escreveu Dom Gomez.

O Arcebispo também anunciou que nas próximas semanas "vou abordar todos estes assuntos em maior detalhe. Hoje é um tempo de oração e reflexão e profunda compaixão pelas vítimas de abuso sexual infantil. "

A publicação dos arquivos pessoais dos clérigos acusados de abuso, “conclui um capítulo triste e vergonhoso na história da nossa Igreja local", explicou o arcebispo Gomez.

A arquidiocese publicou os arquivos em seu site e reafirmou o compromisso de mais de uma década de esforços modernos para a proteção de crianças que estão entre os mais eficazes no país para a prevenção de abusos e formas de lidar com as acusações deste crime.

Além disso, a Arquidiocese continua a expressar sua proximidade prestando auxílio às vítimas de abuso e suas famílias através do Escritório do Ministério de Assistência às Vítimas.

Em sua página no Facebook, o arcebispo Gomez escreveu na noite desta quinta-feira: "Amigos, hoje é um momento de oração e reflexão e profunda compaixão pelas vítimas de abuso sexual infantil. Confio todos nós e as nossas crianças e famílias ao carinho e à proteção de Maria nossa Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora dos Anjos".