Carlos Payá, irmão do fundador do Movimento Cristão Liberação (MCL), agradeceu à Prefeitura de Madri (Espanha), por aprovar colocar o nome de Oswaldo Payá a uma de suas ruas.

"Em nome da família de Oswaldo Payá e do Movimento Cristão Liberação queremos agradecer aos representantes madrilenhos o gesto generoso de colocar o nome de Oswaldo em uma de suas ruas", expressou esta quarta-feira no site do MCL.

O irmão do líder católico, morto em estranhas circunstâncias em 22 de julho de 2012 junto ao ativista Harold Cepero, também agradeceu ao porta-voz do partido União Progresso e Democracia (UPyD), que apresentou a proposta, assim como à prefeita de Madri, Ana Botella, e ao Partido Popular por apoiar a iniciativa.

"Também graças ao resto dos grupos políticos que legitimamente decidiram não apoiar (PSOE e IU), mas nos permitiram ter um debate democrático enriquecedor que é o que Oswaldo e Harold desejavam para Cuba", expressou.

Durante o debate da quarta-feira, Ortega indicou que Madri deveria nomear a uma de suas ruas "Oswaldo Payá" pelo legado do líder dissidente "na defesa dos direitos humanos e da democracia frente à ditadura cubana". Além disso, lembrou que foi nomeado oficialmente cinco vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Por sua parte, Fernando Villalonga, do PP e vereador de Las Artes, expressou sua "solidariedade e afeto ao povo de Cuba e às suas legítimas aspirações". Além disso, destacou a luta do Oswaldo Payá por obter "uma transição em seu país desde a legalidade e a tranquilidade".