O Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, alentou a reconhecer nos doentes o rosto sofredor de Cristo e exortou aos que sofrem algum mal a oferecer suas doenças pelo bem da Igreja.

Assim o indicou o Prelado na manhã de ontem no Escritório de Imprensa da Santa Sé durante a apresentação da mensagem do Papa Bento XVI para o 21º Dia Mundial do Enfermo, que se celebra no dia 11 de fevereiro, Festa da Virgem de Lourdes e dia da sua celebração solene no Santuário Mariano de Altötting, Alemanha.

Dom Zimowski disse que este Dia é "um momento de reflexão, de atenção renovada e de compromisso por parte de todos com os problemas inerentes a atenção à vida, à saúde e ao sofrimento".

Em particular, disse o Prelado, o Santo Padre "sublinha que sua celebração deve estar fortemente caracterizada pela oração e pela partilha e pelo oferecimento do sofrimento pelo bem da Igreja que ajuda a que todos reconheçam no rosto do irmão doente o rosto de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, salvou à humanidade".

No texto o Papa convida a "deixar-se interpelar pela figura do Bom Samaritano", um episódio do Evangelho que constitui uma "parábola paradigmática e sempre atual para toda a obra da Igreja e, de forma especial, para seu atuar no campo da saúde, das enfermidades e dos sofrimentos".

No relato "Jesus com seus gestos e palavras manifesta o amor profundo de Deus por cada ser humano, sobretudo aos que estão em uma situação de enfermidade ou de dor", mas o Papa põe o acento no final da parábola quando o Senhor conclui com um mandato premente: "Anda e faz tu também o mesmo".

"Trata-se de um mandato incisivo porque, com essas palavras, Jesus nos indica ainda hoje quais devem ser a atitude e o comportamento de todos seus discípulos com outros, especialmente se precisam cuidados".

O Presidente do Pontifício Conselho disse que "portanto, olhando como atuava Cristo podemos compreender o amor infinito de Deus, sentir-nos parte deste amor e enviados a manifestá-lo com nossa atenção e nossa proximidade a todas as pessoas que necessitam ajuda porque estão feridas no corpo e no espírito".

"Mas esta capacidade de amar não pode vir somente de nossas forças, mas sim da nossa constante relação com Cristo, através de uma vida de fé".

"Desde aí derivam o chamado e o dever de cada cristão de ser um ‘Bom Samaritano’, e ‘bom samaritano’ é todo aquele que para ante o sofrimento do outro, toda pessoa sensível ao sofrimento de outros, que se comove pelas desgraças do próximo, todo aquele que tenta e quer ser as mãos de Deus’".

Além de Dom Zimowski, participaram da apresentação Dom Jean-Marie Mupendawatu, o Pe. Augusto Chendi, respectivamente secretário e subsecretário do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, junto com Dom Ludwig Limbrunner, reitor do Santuário de Santa Maria das Graças de Altötting.