Uma comitiva de membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, liderada pelo seu presidente e Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta, chegou a Roma neste 9 e de janeiro e regressará ao Brasil no dia 25. A programação envolve reuniões e entrevistas, entre outras atividades, com temas ligados à liturgia, comunicação, segurança e a todos os atos celebrativos que envolvem o Papa e um encontro o Cardeal Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.

Integram a comitiva: Monsenhor Joel Portella Amado, secretário-executivo; Dom Paulo Cezar, vice-presidente do COL; Dom Antônio Augusto Dias Duarte, vice-presidente do COL; Padre Márcio Queiroz, diretor do Setor de Comunicação; Padre Leandro Lenim, diretor do Setor de Preparação Pastoral; Padre Arnaldo Rodrigues, diretor do Setor de Preparação Pastoral; Padre Renato Martins, diretor do Setor de Atos Centrais; Gustavo Ribeiro, gerente do Setor de Atos Culturais.

Segundo a assesoria de imprensa da Jornada à ACI Digital, a ida do COL a Roma tem como objetivo definir toda a programação da JMJ, as atividades em que o Papa Bento XVI estará presente.
O que for decidido nessas reuniões será a decisão final.

Diariamente são feitas reuniões do Comitê interno para reunir os materiais que serão apresentados. Também acontecem reuniões com Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) e com as esferas públicas. Em tais encontros, se discute temas ligados à liturgia, comunicação, segurança, atos que envolvem o Papa e toda organização. Também haverá uma reunião com o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do PCL, para apresentar como está a organização da JMJ. Espera-se que membros do PCL venham ao Rio talvez uma ou duas vezes antes da JMJ.