O Arcebispo de Damasco dos Maronitas na Síria, Dom Samir Nassar, assinalou que como a Sagrada Família de Nazaré, as famílias palestinas se vêem obrigadas ao êxodo e além da dor de terem deixado sua terra agora enfrentam o conflito nacional entre forças da oposição e tropas do governo do mandatário Bashar al-Assad.

Em uma nota enviada à agência vaticana Fides, o Prelado disse que ultimamente “não é estranho ver as famílias palestinas que vagam pelas ruas de Damasco. Os pais com crianças nos braços, seguidos de outros filhos maiores que levam malas e bagagens. Lágrimas nos olhos das mulheres, raiva nos olhos dos homens, tristeza nos olhos das crianças”.

O Arcebispo assinala que “milhares de palestinos tiveram que abandonar os campos nos quais viviam desde 1948. Alguns tentam chegar ao Líbano. Mas para a maioria, o segundo êxodo logo se converte na angustiosa busca de qualquer refúgio de emergência nos centros urbanos, começando por Damasco”.

Dom Nassar se refere também à chegada do novo Patriarca grego-ortodoxo João X Yazigi à capital síria: “em um momento em que todos estão abandonando a cidade, o novo Patriarca greco-ortodoxo João X chegou a Damasco no dia 20 de dezembro, dia da festa de Santo Inácio de Antioquia, de quem ele é sucessor... O som dos sinos se misturavam com as explosões das bombas”.

O Prelado afirma que em meio a estes sinais contraditórios, o Patriarca “se apressou para estar entre seu povo que vive no tumulto há 22 meses, para confirmar sua fé, sua missão, sua identidade e seu testemunho, convidando todos durante o tempo de Natal ao perdão, à reconciliação e ao diálogo, os únicos instrumentos de paz em um país esmigalhado pela violência”.