O Papa Bento XVI assinalou que a fé, a coragem e a perseverança dos mártires são um nobre testemunho rendido à verdade do Evangelho de Cristo, em quem os fiéis devem ter os olhos fixos.

Assim o indicou o Santo Padre em um vídeo mensagem enviada à Igreja na Camboja que do 5 ao 7 de janeiro realizou um congresso pelo Ano da Fé titulado "O Concílio Vaticano II e a Igreja".

O Papa indicou que "neste Ano da Fé vos convido a manter os olhos fixos na pessoa de Jesus Cristo, que é a origem e o fim de nossa fé, e reiterar que Ele é a Boa Nova ao mundo de hoje. Nele, os exemplos de fé que marcaram nossa história encontram sua luz plena".

"Além disso, recordando o tempo das desordens que precipitaram seu país na escuridão, eu gostaria de sublinhar como a fé, a coragem e a perseverança de seus pastores e de seus irmãos e irmãs cristãos, dos que muitos deles encontraram a morte, é um nobre testemunho rendido à verdade do Evangelho".

Este testemunho, prosseguiu o Santo Padre, "converteu-se em uma força espiritual inestimável para reconstruir a comunidade eclesial em seu país. Hoje, o grande número de catecúmenos e de batismos de adultos demonstram seu dinamismo e são um sinal feliz da presença ativa de Deus em vós".

O Papa referiu-se assim aos anos de terror na Camboja. Em 1970, os católicos eram 65 mil. Depois do massacre liderado por Pol Pot, só ficaram uns mil em 1979 quando o exército do Vietnã invadiu o país. Nenhum dos sacerdotes e das religiosas cambojanas sobreviveu ao extermínio dos jemeres vermelhos, enquanto que os sacerdotes missionários foram todos expulsos.

"Queridos irmãos e irmãs -continuou o Papa- como o apóstolo Paulo vos exorto a ‘conservar a unidade do Espírito com o vínculo da paz’. Tenham a segurança das orações de seus irmãos e irmãs cujo sangue correu pelos arrozais! Sede levedura na massa da sociedade, dando testemunho do amor de Cristo para todos, construindo laços de irmandade com os membros de outras tradições religiosas, e andando pelos caminhos da justiça e da misericórdia".

O Santo Padre alentou depois aos jovens a que sejam discípulos generosos de Cristo, aos seminaristas a que sejam sacerdotes entregues à oração para convidar a outros a abraçar essa mesma vida. Aos religiosos e missionários, o Santo Padre pediu que sejam "o belo sinal da comunhão eclesial em torno de seus pastores para que sua fraternidade na diversidade de seus carismas possa levar a muitas das pessoas que vos servem e amam com zelo a reencontrar a Jesus Cristo".

"E a todos os que procuram a Deus, perseverem e estejam seguros de que Cristo vos ama e vos oferece sua paz!", exortou.

Finalmente o Papa fez votos para que "a Virgem Maria, Nossa Senhora de Mekong, em sua humildade e fidelidade à vontade do Senhor, vos ilumine neste Ano da Fé. Estejam seguros de que estão presentes em minha oração, e com grande carinho vos transmito a todos uma afetuosa Bênção Apostólica!".