Em um intento de evitar o retiro do tubo de alimentação que  na próxima sexta-feira iniciaria o processo de agonia até a morte por inanição e desidratação de Terri Schindler Schiavo,  os legisladores propuseram uma medida que asseguraria o direito à alimentação de toda pessoa que se encontre em estado vegetativo permanente.

No que se considera uma corrida contra o tempo, o senador Mel Martinez e o congressista David Weldon, introduziram a “Ata do 2005 para o Amparo Legal de pessoas discapacitadas”, que concederia a indivíduos como Terri Schindler-Schiavo, o direito à alimentação e os mesmos direitos processuais concedidos a sentenciados a pena de morte. Se se trabalhar com rapidez, poderia ficar tudo preparado para a votação final na Câmara e o Senado nessa quinta-feira.

Enquanto isso, ativistas juvenis cristãos entregaram rosas murchas aos legisladores junto com notas que diziam ''não alimentar nem lhes dar água'', como um aviso da iminente data limite para a ação legislativa.

''Ela não vai receber nem água nem comida, que nem essas rosas, que também ficarão sem água nem alimento'', disse Jesse Engle, de 18 anos, enquanto entregava as flores. “Temos a esperança de que a lei que apóia a vida seja passada”.

Terr Schindler-Schiavo apresenta grave dano cerebral desde 1990, e enquanto seu marido deixou claro que não quer mantê-la viva com nenhum meio artificial, como o tubo de alimentação, seus pais e outros familiares desesperadamente alegam o contrário, e clamam pelo direito à vida de sua filha.