A CNBB, Conferência Nacional de Bispos do Brasil,  por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social divulgou o lançamento do Prêmio Clara de Assis para a Televisão,   a fim de premiar programas nacionais, produzidos e exibidos pela televisão brasileira e que trazem no seu conteúdo valores éticos, humanos e cristãos.

Esta é uma iniciativa que para valorizar o  trabalho dos diretores da televisão brasileira e da promoção de novos produtores, que  ajudam na construção de uma sociedade fraterna e solidária. O Prêmio Clara de Assis para a Televisão é um espaço de diálogo da Igreja Católica no Brasil com os profissionais da televisão brasileira e com a sociedade, promovendo a leitura crítica da comunicação televisiva.

O Prêmio será outorgado segundo as seguintes categorias: jornalismo, dramaturgia, documentário, musical e  destina-se a produções das televisões comerciais, educativas e comunitárias de todo o país. Os vencedores receberão o troféu de Clara de Assis e um certificado.

O prazo para a entrega das produções vai até o dia 1º de abril. A entrega do Prêmio acontece no dia 11 de maio, no auditório da Rede Vida de Televisão, em Brasília (DF). Informações: comsocial@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 313-8300. O Prêmio Clara de Assis de TV é instituído pela primeira vez pela CNBB neste ano de 2005.

Santa Clara e a TV

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, em 1193, e seu nome vem de uma inspiração de sua mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. De família abastada e de uma  grande beleza, logo se fez notar pela sua caridade e respeito para com os pequenos, e fortemente atraída pela pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, não duvidou em segui-lo.

Aos dezoito anos, Clara  foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula, abandonando sua familia para seguir a vida religiosa e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, as Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

Seus milagres já eram conhecidos em vida, demonstrando sua grande fé e confiança em Deus. Em seu primeiro milagre fez multiplicar as doações que haviam recebido para alimentar os pobres. Outro grande milagre, conta que quando houve a invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de um inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

Em 1253, um ano antes de sua morte,  Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia de dentro de sua cela conventual. Impossibilitada de participar de forma presencial, teve uma visão na parede do seu quarto de toda a Liturgia tal qual se deu naquela noite. Neste sentido é aclamada como protetora da televisão.

Santa Clara foi proclamada Padroeira da Televisão pelo papa Pio XII, em 21 de agosto de 1958.