Neste ano o tradicional Presépio que se coloca aos pés do obelisco na Praça de São Pedro será oferecido ao Papa Bento XVI pela região italiana da Basilicata.

O Presépio contém cem figuras de terracota e é obra do escultor Francesco Artese.

Conforme se indicou, a peculiaridade de Artese está na recreação da paisagem dos "Sassi de Matera" e em colocar a vida rural em cena. Portanto, o presépio da Praça de São Pedro, reproduzirá a morfologia de um território que lembra muito os lugares da Terra Santa.

"A paisagem lucana se enriqueceu graças à obra dos religiosos que, decidindo viver nesse contexto, transformaram aqueles lugares em uma morada humana cheia de sacralidade edificando cento e cinquenta e quatro Igrejas rupestres, mosteiros e santuários que desde a Alta Idade Média até o século XIX delineiam a identidade de uma vasta área considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade", explicou a nota informativa.

Conforme se indicou, no Presépio "se reconhecem a igreja rupestre Convicinio de Santo Antônio e a de São Nicolás dos Gregos e por cima dos tetos, destaca o campanário de São Pedro Barisano".

A instalação da obra será feita pelos Serviços Técnicos do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.