Logo depois da catequese da audiência geral de hoje, o Papa Bento XVI fez um especial chamado à comunidade internacional para que coopere no fim da violência na República Democrática do Congo, na África.

O Papa disse que "seguem chegando notícias preocupantes sobre a grave crise humanitária no leste da República Democrática do Congo, que há meses se transformou em cenário de enfrentamentos armados e de violências".

A agência vaticana Fides informa que ao menos 28 pessoas morreram em Masisi desde o 29 de novembro, como resultado dos contínuos enfrentamentos entre grupos armados rivais.

O Escritório do Serviço Jesuíta a Refugiados (JRS) na região dos Grandes Lagos indicou a Fides que Masisi é uma zona rica em minerais da região de Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo. Desde agosto, o número de enfrentamentos entre diversos grupos rebeldes, assim como entre estes grupos e o exército congolês aumentou.

"Como consequência, milhares de mulheres, crianças e homens se viram deslocados de seus lares. Além disso, um clima de medo e desconfiança mútua prevalece entre as duas principais comunidades que vivem na zona, os Hunde e os Hutu".

O Papa Bento XVI disse hoje que "grande parte da população carece de meios de primeira necessidade e milhares de habitantes se viram obrigados a abandonar suas casas para procurar refúgio em outros lugares".

"Renovo, portanto, minha chamada ao diálogo e à reconciliação e peço à comunidade internacional que atue para responder às necessidades da população", concluiu o Santo Padre.