O Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez Pérez, expressou seu desejo de que a Espanha não se oriente para o modelo francês de relação entre a Igreja e o Estado.

“Acredito que uma separação entre Igreja e sociedade termina não sendo benéfica. Não desejaria que nos orientássemos para o modelo francês. Preferiria outros modelos de desenvolvimento", expressou o Prelado.

Dom. Blázquez Pérez fez estas declarações no programa "A entrevista" da rede Popular TV que conduz o jornalista Fernando de Haro.

Conforme informa o Arcebispado de Madri, o presidente da CEE repassou a situação da Igreja Católica na Espanha,  cujo um dos temas versou sobre as relações entre a Igreja e o Estado. A esse respeito, Dom. Blázquez manifestou sua satisfação pela disposição à abertura mostrada no recente encontro entre representantes do Governo e do Episcopado espanhóis.

"Alegrei-me muito de que, na reunião que tiveram a vice-presidenta do Governo e o então vice-presidente da Conferência Episcopal. Todos tiraram a impressão de que havia uma disponibilidade aberta pelas duas partes para aprofundar nesse itinerário", comentou.

Por outro lado, o presidente da CEE se pronunciou sobre a educação religiosa nas escolas. trata-se de “um tema que requer uns diálogos muito frescos, profundos, procurando o bem de nossa sociedade e o respeito ao direito que têm os pais à educação de seus filhos segundo suas próprias convicções. Um aspecto que, por outro lado, cita o tratado da União Européia", assinalou.