O encarregado pela Seção Jovens do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), o Pe. Eric Jacquinet, ofereceu à equipe do grupo ACI em Roma, pouco antes de partir para o Brasil para II Encontro preparatório para JMJ Rio 2013, uma entrevista exclusiva na qual destacou a importância do evento de planejamento e preparação e do elemento da comunhão para a construção da Jornada.

“Nós estamos indo ao Brasil para encontrar-nos com cerca de 250 responsáveis de pastoral juvenil de 70 países e cerca de 40 movimentos internacionais. Será um importante momento junto ao Comitê Local do Rio, primeiramente para aumentar nossa comunhão. Porque, como sabemos, João Paulo II explicou que a missão deve estar enraizada na comunhão”, afirmou o sacerdote em exclusiva a ACI Digital.

“É dificil organizar um evento com tantas línguas, são cerca de 30 idiomas diferentes; estão as catequeses nas manhãs, entre outras atividades...”, disse também o padre enfatizando a complexidade assim como também a riqueza da diversidade de culturas que se encontram nas JMJs.

Segundo o Pe. Jacquinet, a missão da comitiva do Vaticano que se encontra no Rio de Janeiro para o encontro de delegados que se desenvolve entre os dias 25 e 29 de novembro é “buscar encontrar juntos a melhor maneira de organizar as coisas práticas como o transporte, alimentação, hospedagem, etc”.

Pe. Eric afirma que o grupo liderado pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, buscará também ajudar o Comitê Local a encontrar a melhor maneira de cumprir sua tarefa, e ajudar os delegados na preparação da vinda dos seus grupos ao Rio em 2013.

“É um momento de preparação prática, mas também de preparação espiritual. Nós rezaremos juntos e louvaremos o Senhor por esta grande oportunidade. Teremos missa no Corcovado, sob a grande estátua de Cristo para rezar também pela cidade. Será uma grande oportunidade para a cidade e a arquidiocese do Rio e para todo o Brasil para uma forte renovação e a Igreja será aquela mais claramente renovada. Portanto, também estaremos lá para servir a Igreja no Brasil”, afirmou.

Sobre a escolha dos lugares para os atos centrais e os detalhes destes eventos, o sacerdote disse: “Os grandes locais já estão escolhidos, porém, ainda estão faltando alguns detalhes pois ainda temos muitas coisas para preparar. Mas, em grandes linhas, nós já sabemos quais serão os locais das grandes celebrações e onde ficará o Papa”.

O objetivo do II encontro preparatório para a JMJ Rio 2013 é apresentar os preparativos do encontro do Papa Bento XVI com jovens do mundo inteiro, que acontece em julho de 2013, na Cidade Maravilhosa. Os delegados são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.