Nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, o Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013 afirmou que será realizada coletiva de imprensa com o balanço do II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, com temas como segurança, infraestrutura e hospedagem, entre outros. A coletiva acontece às 10h45, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro. Estarão presentes: o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, que também é presidente do COL (Comitê Organizador Local); o Monsenhor Joel Amado (Coordenador Geral da JMJ); e o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do PCL.

Cerca de 200 delegados das Conferências dos Bispos, Movimentos e Novas Comunidades, membros do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), vindos de 75 países, estão participando do II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, que termina no dia 29. O primeiro encontro foi realizado em Rocca di Papa, cidade próxima a Roma, em março deste ano,

Os participantes fornecerão ainda novas informações sobre a JMJ Rio2013 e ficarão à disposição para perguntas.

No encontro já foram tratados temas centrais da organização da Jornada.
Hospedagem, kit peregrino, logística, segurança, vistos e inscrições, entre outros foram pontos apresentados pela organização da Jornada Mundial da Juventude aos delegados internacionais durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013.

A hospedagem para os peregrinos, em casas de família e locais comunitários, estará disponível entre 21 e 29 de julho do próximo ano. Os vistos para peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, além do clero, terão isenção a partir de fevereiro do próximo ano. As inscrições de peregrinos seguem até o último dia da Jornada, mas todos são incentivados a se inscreverem em grupo com maior antecedência possível. Toda a logística para entrega do kit peregrino, transporte e questões de segurança também foram apresentados na ocasião.

Anteriormente no Encontro, o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, afirmou que "Cristo é o símbolo eloquente do convite para a Jornada".

"Devemos deixar-nos ser atraídos por Ele", afirmou Dom Orani.

Dom Orani lembrou que a JMJ se insere nos grandes evento do Ano da fé, que foi aberto pelo Sínodo dos Bispos. "O lema da JMJ Rio2013 é uma exortação missionária que Jesus deixou para toda a igreja e permanece atual até hoje.

Por sua parte o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos, destacou que o Papa acompanha com grande atenção os preparativos. "A JMJ Rio2013 é um dom providencial do Espírito Santo para evangelizar os jovens deste tempo", disse.
"Este encontro é uma etapa decisiva de preparação espiritual e de organização da JMJ. É um tempo de graças que acolhemos com esperança. O Santo Padre e toda a igreja têm grandes expectativas para este evento. São muitos jovens do Brasil, América Latina e todos os continentes têm se preparado com entusiasmo para vir ao Rio, nesta peregrinação de fé e gratidão. A JMJ já começou. Já vemos frutos espirituais já colhidos nas peregrinações da cruz da JMJ”, expressou o cardeal presidente do Pontificio Conselho para os Leigos da Cúria Romana.

Os delegados internacionais participam de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do Papa Bento XVI, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Eles são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.