Depois de estudar como as Igrejas particulares dos países latino-americanos celebram e vivem o domingo, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) publicou as recomendações pastorais para a celebração da Eucaristia sob o título: “A missa dominical, centro da vida cristã na América Latina”.

Segundo fontes da CAL, as 32 recomendações são fruto da última reunião plenária que aconteceu em janeiro deste ano, e estão dirigidas aos bispos diocesanos, as Conferências Episcopais, os sacerdotes, diáconos e agentes de pastoral.

O documento recorda que “Jesus Cristo ordenou que o sacrifício eucarístico fora celebrado até sua vinda ao final dos tempos”. Por isso, “a participação na Missa dominical é distintivo característico do cristão e uma exigência para alimentar a própria fé e para dar força ao testemunho cristão”.

Do mesmo modo, a CAL destaca que “a Eucaristia dominical é fonte e cume da vida cristã. América Latina necessita um novo impulso missionário que leve o fiel ao encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de conversão, comunhão e solidariedade, conforme a grande orientação que nos deixou o Santo Padre na Exortação Apostólica Ecclesia in a América”.