A Biblioteca Britânica de Londres anunciou a assinatura de um acordo para digitalizar e reunificar o Codex Sinaiticus, um códice da Bíblia do século IV cuyas parte se encontram em bibliotecas do Egito, Alemanha, Rússia e Reino Unido.

O manuscrito está escrito em grego e data de quando o cristianismo se expandia por territorios dominados por Constantino.

Durante séculos esteve no mosteiro de Santa Catarina no Monte do Sinaí, até que no siglo 19º foi dividido e os textos do Antigo e Novo Testamento foram repartidos entre a Biblioteca da Universidade do Leipzig, na Alemanha; a Biblioteca Nacional da Rússia, em São Petersburgo; a Biblioteca Britânica e o mesmo mosteiro. Agora, graças ao convênio, o manuscrito será reunificado em tecnologia digital.

O acordo foi assinado pelo Arcebispo Damianos, em representação do Mosteiro de Santa Catarina do Sinaí; assim como por Ekkehard Henschke, Alexander Bukreyev e Lynne Brindley, diretores de cada uma das bibliotecas. O Prelado expressou o desejo dos monges de reunificar o manuscrito.

informou-se que o projeto durará quatro anos e seu custo ultrapassa o milhão de euros. Além disso, o Codex Sinaiticus, escrito por três escribas e que possui também textos do século I, poderá ser melhor conservado.