O Arcebispo Emérito de Quito (Equador), Cardeal Raúl Vela Chiriboga, chamou os católicos a viverem o Ano da Fé com grande entusiasmo pois é o momento propício para “reanimar, purificar, confirmar e confessar nossa fé” e a dos católicos que estão “inativos”.

“Este ano é um convite a dar novo impulso à Fé, marchar adiante sabendo que Deus está conosco; injetemos otimismo, bom humor, agradecimento à nossa Fé e experimentaremos que a esperança cresce em nós, faz-nos mais fortes e em nosso coração, a caridade se dará de maneira muito mais fácil e autêntica”, assinalou o Cardeal à imprensa.

Conforme informou esta terça-feira a Secretaria Geral do Episcopado Equatoriano, o Arcebispo Emérito acrescentou que neste ano especial a Igreja faz um chamado a reanimar a prática da fé aqueles que somente assistem a Eucaristia dominical, os católicos inativos ou aquelas pessoas que não consideram que a religião é parte de sua vida.

Por isso, recomendou a refletir sobre os conteúdos da doutrina católica, pois permitirá viver o Ano da Fé “de maneira digna e fecunda, com plenitude e renovada convicção, com confiança e esperança, para que a adesão ao Evangelho seja mais consciente e vigorosa”.

O Cardeal Vela também se referiu à sua próxima viagem ao Peru como Enviado Especial do Papa Bento XVI para as celebrações dos 475 anos de criação da Diocese de Cuzco na região andina do país, que foi a primeira diocese da América do Sul.

“Este é um privilégio que agradeço ao Senhor e que nos caminhos inescrutáveis de sua Divina Providência, seja um filho do Equador quem viaja ao Peru com tão honrosa designação, a unir-se neste acontecimento com seus irmãos peruanos”, assinalou em referência às celebrações que serão realizadas entre os dias 24 e 27 de outubro.