Segundo divulgaram fontes do Vaticano e da Conferência Nacional dos bispos do Brasil neste 17 de outubro, o Papa nomeou como novo bispo de Pinheiro (MA) o Pe. Elio Rama, superior provincial do Instituto Missões Consolata (IMC).

Segundo informou a CNBB, a nomeação ocorreu após o Papa Bento XVI ter acolhido o pedido de renúncia de Dom Ricardo Pedro Paglia, ao atingir o limite de idade de 75 anos como estabelece o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

Padre Elio Rama nasceu na localidade de Rocinha, município de Tucunduva (RS), no dia 28 de outubro de 1953. Em 1967, ingressou no antigo seminário de Três de Maio (RS). Fez os estudos de Filosofia em São Paulo e após o noviciado, emitiu os votos religiosos em 1978, e foi enviado a Roma, ao Seminário Maior dos Missionários Consolata, onde cursou Teologia. Ainda em Roma, especializou-se em missiologia na Universidade Urbaniana.

Foi ordenado presbítero em 1984, partindo no ano seguinte para as missões em Moçambique, na África, onde trabalhou por 18 anos. De volta ao Brasil, em 2002, foi reitor do Seminário Teológico do IMC, em São Paulo e atuou no Centro de Animação Missionária em Cascavel (PR). Em 2009, foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, região norte de São Paulo, função que deixou de exercer, em setembro de 2011, ao ser eleito superior dos Missionários da Consolata da Província do Brasil.

A nomeação foi saudada como de costume pela CNBB  através de nota oficial assinada por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário Geral da Conferência.

“A presença desse missionário bispo certamente vai trazer grande alegria às comunidades da diocese de Pinheiro. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com carinho o Mons. Elio Rama, e pede a Deus que abençoe com muitos frutos seu ministério episcopal em bem dos presbíteros, religiosos e leigos dessa querida diocese”, afirma a nota da conferência de bispos católicos brasileiros.

Fazemos chegar também o nosso cumprimento, cheio de gratidão, ao querido bispo emérito, dom Ricardo Pedro Paglia, desejando-lhe saúde e toda paz.