O Papa Bento XVI, que deu início à primeira sessão de trabalho do Sínodo dos Bispos dedicado à Nova Evangelização em 9 de outubro, é o que mais intensamente trabalha entre todos os presentes, indicou um dos assistentes ao evento.

"A participação do Santo Padre foi incrível", disse Curtis Martin, fundador da Comunidade de Estudantes de Universidades Católicas, com sede nos Estados Unidos.

Martin, que assiste ao sínodo como um observador, disse que o Papa tem um interesse entusiasta nos debates.

O Papa, assinalou Martin ao grupo ACI, "está fazendo várias anotações, trabalhando mais intensamente, parece-me, que qualquer um no salão. Foi extraordinário observar a este homem, que tem o dobro da minha idade, trabalhando tanto quanto eu".

Em suas palavras ao início da sessão do sínodo, Bento XVI explicou como a Igreja é missionária e que há dois ramos em sua missão.

Essas áreas são "o anúncio do Evangelho a quem ainda não conheceu a Jesus Cristo nem a sua mensagem de salvação, e a Nova Evangelização, (que está) dirigida principalmente àqueles que, apesar de terem sido batizados, afastaram-se da Igreja, e vivem sem nenhuma referência de vida cristã".

A sessão sinodal da terça-feira esteve dedicada à Nova Evangelização, "para ajudar a estas pessoas a encontrar ao Senhor, já que só Ele preenche nossa existência com um profundo significado e paz; e para facilitar o redescobrimento da fé, que traz graça, alegria e esperança à pessoa, à família e à vida social", disse o Papa.

O Santo Padre esteve acompanhado na Basílica de São Pedro por mais ou menos 262 Padres Sinodais, todos eles bispos com a exceção de 14 sacerdotes.

Durante as próximas três semanas, o Sínodo dos Bispos trabalhará para planejar uma Nova Evangelização para o mundo contemporâneo.

Um dos Padres Sinodais de uma sociedade cada vez mais pós-pagã sublinhou a importância desta missão.

O Arcebispo de Birmingham (Reino Unido), Dom Bernard Longley, quem assiste pela primeira vez a um sínodo, disse ao grupo ACI em 9 de outubro que o segundo dia foi particularmente significativo para os fiéis da Inglaterra.

"Hoje na Inglaterra estamos celebrando a festa do Beato John Henry Newman", disse Dom Longley, e "não posso deixar de comover-me pelo seu exemplo".

Dom Bernard Longley disse que o beato "entendeu às pessoas do seu tempo. Ele escutou suas necessidades, mas podia distinguir entre o que eles necessitavam e realmente esperavam, e as coisas que os abstraíam ou os afastavam da verdade de Jesus Cristo".

"Por isso, espero que eu possa levar algo desta tradição aos trabalhos do Sínodo, especialmente nos grupos menores", indicou.

O Beato John Henry Newman é considerado como um grande precursor do Concílio Vaticano II, devido a sua orientação evangélica.

O Sínodo para a Nova Evangelização coincide com o início do Ano da Fé, que iniciou hoje, 11 de outubro, na comemoração dos 50 anos do início do Concílio Vaticano II.