O Papa Bento XVI declarou neste domingo, 7, como Doutores da Igreja Universal o santo sacerdote espanhol São João de Ávila e a monja alemã da Ordem de São Bento, Santa Hildegarda do Bingen.

Em uma cerimônia que precedeu na inauguração da XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, na Praça de São Pedro repletas de bandeiras espanholas e alemãs o Santo Padre indicou que a nomeação ocorre “acolhendo o desejo de muitos Irmãos no Episcopado e de muitos fiéis do mundo inteiro”.

O Papa também indicou que esta declaração como Doutores da Igreja recebeu “o parecer da Congregação das Causas dos Santos”.

Assim, a declaração dos novos doutores da Igreja se produziu “com a plenitude da autoridade apostólica”, depois de uma longa reflexão e tendo alcançado a “plena e segura convicção”.

Após anunciar em maio deste ano a nomeação que teve lugar ontem no Vaticano o Papa afirmou sobre os novos doutores: “Sobretudo, à luz do projeto de uma nova evangelização, a qual será dedicada a já mencionada Assembleia do Sínodo dos Bispos, e a vigília do Ano da Fé, estas duas figuras de Santos e Doutores são de considerável importância e atualidade. Também nos nossos dias, através dos ensinamentos deles, o Espírito do Senhor ressuscitado continua a fazer ressoar Sua voz e iluminar o caminho que conduz a esta Verdade que unicamente pode nos tornar livres e dar sentido pleno a nossa vida”.