Os participantes na Assembléia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais Européias que se celebrou desde o dia 27 até 30 de setembro, denunciaram as "atitudes de desprezo sistemáticas" para com os cristãos e pediram às "culturas seculares" que não olhem com receio à mensagem cristã.

"Perguntamo-nos sobre a finalidade das atitudes de desprezo incômodo e sistemático para com a doutrina cristã e a fé e, portanto, para com os cristãos, que às vezes levam à discriminação e instigação ao ódio", sublinham na mensagem aprovada por todos os membros da assembléia.

Conforme apontam, a voz dos cristãos é considerada "incômoda" por alguns que "acusam-na de intolerância e obscurantismo", mas remarcam que, em realidade, "é percebida como perigosa porque é uma voz livre, inflexível ante interesses particulares e não disposta a ceder à chantagem".

Concretamente, os bispos europeus estão preocupados com as "sérias circunstâncias" que enfrentam, segundo foram informados, os católicos da Bosnia Herzegovina. Por isso, asseguram que vão acompanhar a sua situação "com grande atenção e espírito de solidariedade, com a esperança de assegurar sua liberdade".

No contexto europeu, no qual reconhecem "os sérios desvios do 'deixai fazer' econômico e do liberalismo ético", chamam ao "total respeito e abertura ao diálogo sem nenhum prejuízo nem arrogância". "Os cristãos sentem sua responsabilidade como cidadãos e estão dotados de um patrimônio de verdade que foi provado durante 2.000 anos de serviço, bondade e civilização", assinalam.

A Assembléia também deu uma especial atenção às perseguições contra os cristãos no mundo. Assim, reiterou sua "proximidade às igrejas perseguidas" e reclamou à comunidade internacional que fale "claro" para que "a liberdade religiosa seja respeitada e promovida sempre em todo lugar".

Finalmente, debateram sobre o Observatório de Discriminação e Intolerância contra os cristãos na Europa e expressaram sua "forte desaprovação sobre uma série de acontecimentos graves que, em qualquer lugar que ocorram, mostram um retrocesso da cultura e da sociedade que contradiz seus supostos objetivos e propósitos".