O Papa Bento XVI expressou sua dor e pesar pelo falecimento ontem do Cardeal Fortunato Baldelli, Penitenciário Mor Emérito, ocorrido aos 77 anos de idade.

Em um telegrama enviado pelo Santo Padre ao irmão do Cardeal, o Papa assinala que "a notícia da partida de seu querido irmão, o venerado Cardeal Fortunato Baldelli (…) suscita em meu ânimo um afetuoso lamento e o desejo de expressar meus sentimentos de profundo pesar a você e seus demais familiares e a quantos conheceram querido Cardeal e o estimaram por seu exemplar testemunho de vida cristã e sacerdotal".

Bento XVI recorda o "diligente e fiel serviço" do Cardeal Baldelli "à Santa Sé, especialmente em diversas representações diplomáticas, suscitando em todo lugar apreço pelo fervoroso zelo apostólico e fidelidade ao Evangelho".

Por isso, o Papa eleva suas orações de sufrágio para que "por intercessão da Santa Virgem e de São Francisco de Assis, o Senhor acolha sua alma escolhida no Reino eterno da luz e a paz, enquanto envio de coração a você e a quantos choram o falecimento uma especial e confortadora bênção apostólica.

O Escritório de Imprensa da Santa Sede informou que as exéquias do Cardeal serão na sábado 22 de setembro na Basílica de São Pedro e estarão presididas pelo Decano do Colégio Cardenalicio, o Cardeal Angelo Sodano.

O Cardeal Baldelli nasceu em 6 de agosto de 1935 na Valfabbrica, diocese de Agarram (agora Agarram Umbra-Amarelado Tadino), Itália. Foi ordenado sacerdote em 18 de março de 1961 em Roma. Ingressou no serviço diplomático da Santa Sede em 1966. Emprestou serviços nas nunciaturas de Cuba e Egito.

Em 1974, retornou à Secretaria de Estado, e mais tarde, foi transladado ao Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja. Em 1979, foi renomado enviado especial com funções de observador permanente da Santa Sede ante o Conselho da Europa no Estrasburgo.

Foi designado Delegado Apostólico para Angola em 12 de fevereiro de 1983, recebendo a ordenação episcopal em 23 de abril de 1983 na Basílica menor de São Francisco de Agarram. Também foi Pró-núncio no São Tomé e Príncipe, renomado para o cargo em 4 de maio de 1985.

Nomeado Núncio na República Dominicana em 20 de abril de 1991 para continuar nesta missão no Peru, cargo para o que foi eleito no dia 23 de abril de 1994. Foi também Núncio na França entre 1999 e 2009, quando foi designado Penitenciário Mor.

Foi criado Cardeal no consistório de 20 de novembro de 2010. Com seu falecimento, o Colégio Cardenalicio está composto agora por 205 cardeais, 117 dos quais são eleitores e 88 não eleitores no seguinte conclave.