O Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 será lançado na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, no evento “Aventura da Cruz”. A cerimônia contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, e do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ.

Em um palco montado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, perto de onde será a vigília e a missa final da JMJ uma sucessão de eventos artísticos e religiosos marcará, a partir das 20h, a divulgação do Hino oficial do evento que contará com a presença do Papa Bento XVI. A Jornada, considerada o maior evento mundial direcionado à juventude, reunirá milhões de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano na cidade do Rio de Janeiro, e além de Santa Cruz, Copacabana será o palco dos outros eventos centrais.
 
O lançamento do Hino “Esperança do Amanhecer!” será feito por Dom Orani João Tempesta, às 22h, seguido de missa presidida por Dom Giovanni D´Aniello e da tradicional Vigília de jovens adoradores.
O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o Padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele é autor de músicas litúrgicas conhecidas no Brasil, como "Toda bíblia é comunicação" e "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo".
 
Para o Padre José Cândido, a maior expectativa é em relação à sua repercussão entre os jovens durante a Jornada. "Espero que cause entusiasmo e alegria. Esta é a maior gratificação”, assinalou.

 Tanto o Hino quanto o clipe – que foi filmado no Cristo Redentor com câmeras Full HD (High Definition) e contou no seu elenco com cerca de 150 voluntários – foram produzidos pelo renomado produtor musical Marco Mazzola, da MZA Music. “Quando recebi a missão do Hino, senti que precisava dar cara jovem, moderna, com uma ritmia que pudesse embalar toda a juventude. Foi quando um dia, dirigindo, escutei uma voz que dizia: seja audacioso, faça com que a batida do coração do Senhor possa sacudir toda a juventude do Brasil e do mundo. E este foi mais um dos desafios da minha vida”, diz Mazzola.

Além de Bispos do Estado do Rio e de sacerdotes, estarão presentes nesta seta-feira os cantores que participaram da gravação do Hino e do clipe da JMJ: Adriana Arydes, Olivia Ferreira, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar e Leandro Souza (banda Frutos de Medjugore).

 A escolha da data e do local foi proposital: além do bairro de Santa Cruz estar completando 445 anos, neste dia comemora-se na Igreja Católica a “Festa da Exaltação da Santa Cruz” e a cruz é o principal símbolo das Jornadas mundiais da Juventude, que se encontra peregrinando pelo país atraindo milhares de jovens por onde passa.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Praça Dom Romualdo, número 11. O evento é gratuito, aberto ao público de todas as idades e estima-se a presença de 10 mil pessoas.

A Programação da “Aventura da Cruz” e lançamento do Hino da JMJ Rio2013 divulgada no site oficial da Jornada (www.rio2013.com) é a seguinte:

18h - Encontro dos jovens com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil)
20h - Animação para acolher a juventude
20h45 - Apresentação do Setor de Juventude (Coordenadores Gerais dos jovens na Arquidiocese do Rio de Janeiro)
21h - Início do show dos cantores católicos
22h - Palavras do Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello e lançamento do Hino feito por Dom Orani João Tempesta
22h30 - Missa presidida pelo Núncio
23h45 - Procissão para o interior da Igreja - Inicio da Vigília dos Jovens Adoradores