O Papa Bento XVI assinalou que a peregrinação para a verdade também pode converter-se em uma peregrinação para a paz, em sua mensagem enviada por ocasião do 26º Encontro Internacional pela Paz que se realiza em Sarajevo (Bosnia-Herzegovina).

No texto assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, que foi enviado ao Cardeal Vinko Puljic, Arcebispo de Sarajevo, o Papa saúda os participantes cristãos e de outras religiões que participam do evento organizado pela Comunidade de São Egidio.

O Papa saúda não só aos assistentes deste evento na Europa, mas também "à população de Sarajevo, a que ama especialmente".

O texto assinala que "é fonte de alegria e de consolo ver que esta peregrinação de paz, começada em Assis em outubro de 1986 pelo beato João Paulo II, continua dando seus frutos", escreve o cardeal.

Seguidamente recorda que Bento XVI relançou em Assis, "a aliança entre as pessoas religiosas e aquelas que sentem que não pertence a nenhuma tradição religiosa, mas estão em busca da verdade".

Ambos, afirma a mensagem, estão "convencidos de que de um diálogo profundo e sincero podem surgir, para os primeiros, o compromisso de uma purificação sempre necessária da religião vivida e, para os segundos, a abertura permanente às grandes perguntas da humanidade e ao mistério que rodeia a vida humana".

"Desta maneira, a peregrinação comum para a verdade também pode traduzir-se em peregrinação comum para a paz", acrescenta.

A mensagem conclui indicando que "o Santo Padre espera que o encontro seja frutuoso e que se una espiritualmente a todos presentes, com a certeza de que o Senhor, Pai de todos os homens, continuará guiando-nos pelo caminho da paz e do encontro pacífico entre os povos, abençoando cada um dos nossos esforços".