Permanecem abertas até o dia 15 de outubro de 2012 as inscrições para as distintas instituições e movimentos eclesiais na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Segundo expressou o Pe. Leonardo Lopes, coordenador do evento, a feira “será um lugar onde os movimentos, ordens religiosas e novas comunidades poderão expor ali seus carismas, e assim poder ajudar a orientar os nossos jovens no caminho de resposta ao Senhor”.

A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas - o Pão de Açúcar – vai abrigar 100 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, Adoração e oficinas nos arredores da praça General Tibúrcio, na Urca.

De acordo com a nota divulgada pela página oficial da próxima JMJ (www.rio2013.com), a escolha dos inscritos obedecerá como critério: presença ativa da candidata no Brasil, presença ativa em outros países e classificação da Instituição dentro do Código de Direito Canônico.

Segundo o padre Lopes, em entrevista exclusiva a ACI Digital “a Feira Vocacional da JMJ tem como objetivo levar os jovens a perguntar-se sobre o que Deus espera da Vida de cada um deles".
“É um lugar de encontro com Deus, com os outros e consigo mesmo”, sublinou.

Sobre os frutos que a equipe organizadora espera da Feira Vocacional, Pe. Leonardo destacou:
“O primeiro fruto que esperamos é que os jovens possam fazer viva em sua caminhada a realidade do chamado de Cristo. Ser Cristão é ser chamado, ser Igreja é ser chamado. O primeiro fruto que desejamos alcançar então,  é que nossos jovens se coloquem em atitude de escuta aos planos de Deus”.

“Em um segundo momento, auxiliar àqueles que já tenham alguma inquietude vocacional em seu coração, para que, quem sabe, através de contato com toda essa diversidade de carismas da Igreja, ele possa encontrar ali a resposta concreta que precisa para poder se entregar a Deus”, explicou o sacerdote.

“A Feira estará destinada a todos os jovens”, frisou Pe. Leonardo afirmando que o evento não se trata apenas de reunir aqueles jovens que pensam numa possível vocação religiosa.

“Ainda que a feira em um primeiro momento aparentemente acentue mais a presença de vocações específicas, o objetivo da feira é incentivar que todos se coloquem num estado de disposição para ouvir e atender ao Chamado de Deus. E essa resposta deve ser dada por todos. Por isso podemos dizer que a Feira é também uma oportunidade em que todos possam reencontrar e renovar a alegria de responder ao chamado de Deus, onde o Senhor o colocar: em casa, na universidade, no trabalho, na rua...sempre é tempo de responder à Deus”, afirmou.

Ao ser perguntado sobre o temor que alguns jovens experimentam ao pensar em um possível chamado de Deus à vida consagrada, o sacerdote recordou as palavras do Papa Bento XVI: “Cristo não tira nada , Ele dá tudo.”

“O lançar-se a algo novo sempre dá medo e desperta um sentimento de insegurança. Mas é nesse momento que, como Pedro, Paulo, André, como Teresinha, João Paulo II e tantos outros, é momento de responder com Fé, baseado no testemunho de tantos homens e mulheres que já disseram sim a Deus e que hoje com seu testemunho de vida nos convidam a que também nós respondamos”, ressaltou.

“Uma grande oportunidade que teremos para tocar de maneira viva essa resposta dada por tantos a Deus e de poder testemunhar como pessoas que entregaram suas vidas a Deus são pessoas realizadas será a Jornada Mundial da Juventude, e de uma maneira toda especial a Feira Vocacional”, enfatizou o jovem sacerdote da diocese de Petrópolis que desde o início
 da preparação da JMJ Rio 2013 vem contribuindo no setor de Preparação Pastoral do COL.

“Fica então a todos o convite de participar desse momento de renovação de nossa Fé através da participação na JMJ Rio 2013 e o convite a que todos possam visitar nossa Feira Vocacional”, concluiu Pe. Leonardo Lopes em sua entrevista a ACI Digital.
 
A Feira será realizada na Urca, na subida do Pão de Açúcar, na Praça General Tibúrcio, entre os dias 23 e 26 de Julho, de 08:00h às 20:00h.

As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever pelo e-mail: feiravocacional@rio2013.com ou através da ficha de inscrição que estará disponível no portal oficial da JMJ Rio2013, a carta convite e o edital de participação também estão disponíveis no site.