O Pe. Carlos Arancibia, novo sacerdote da Congregação dos Clérigos de São Viator, assinalou que a missão da Igreja é "romper as barreiras da desconfiança e do ceticismo" dos que não a conhecem para assim poder levá-los a Cristo.

"Esta tarefa difícil é justamente nossa missão. E foi a missão da Igreja desde as suas origens só que as circunstâncias e os atores vão mudando", afirmou em declarações difundidas em 4 de setembro pela Página Web: Iglesiadesantiago.cl

O sacerdote, ordenado no dia 2 de setembro pelo Arcebispo de Santiago (Chile), Dom Ricardo Ezzati, insistiu que "os desafios da Igreja são os de sempre: ser uma Igreja dialogante, que mostre a Cristo na cotidianidade, que interpele as estruturas que nos desumanizam. E que acima de tudo seja uma Igreja que não se esqueça de viver, respirar, de descansar, de sonhar, de agradecer e de ter o olhar posto no temporal sem esquecer que aspira à eternidade".

Sobre sua vocação, indicou que nasceu da "experiência de compartilhar a vida em comunidade e reler minha história à luz do Evangelho" durante sua participação no Movimento das Juventudes Viatorianas.

Nesse sentido, destacou os ensinamentos do fundador da sua congregação, o sacerdote francês Luis Querbes, que "dizia que : devemos aspirar à prática das virtudes ordinárias. Essa devia ser nossa alegria. Por isso, meu sonho é ser um bom sacerdote, poder agradar a Deus no que eu faça e servir alegremente a meus irmãos".

"Quero ser um pastor que se deixa apascentar. Meu lema como sacerdote será trabalhar para a glória de Deus e o serviço à Igreja", afirmou.