“Tras la Pista de los Asesinos” é o título de um novo livro que desenmascara a farsa após as acusações de lavagem de dinheiro que no ano passado foram feitas contra o Cardeal  Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara.

O texto, escrito pelo deputado federal Fernando Guzmán Pérez Peláez, e o advogado José Antonio Ortega, indica que as acusações tentaram desviar a atenção civil sobre o pedido do Purpurado de esclarecer a verdade do assassinato de seu antecessor, Cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo.

Em 159 páginas e 4 capítulos, os autores explicam a denúncia feita pelo ex-Procurador Jorge Carpizo contra o Cardeal, seus familiares e o empresário José María Guardia por suposta lavagem de dinheiro, até a exoneração dos indiciados por parte da Procuradoria Geral da República.

Além disso, denunciam a existência de dois complôs: um para assassinar o Cardeal Posadas e outro para ocultar os autores materiais e intelectuais do magnicídio.

O livro foi apresentado a estudantes da Universidade do Valle de Atemajac e políticos locais.

No ato, Javier Hurtado, professor pesquisador da  Universidade de Guadalajara, reprovou que a PGR tenha iniciado a investigação contra o Cardeal baseando-se em um  documento cheio de erros de ortografía, sintaxe e  imprecisões, apresentado por Carpizo.

"É realmente inaudito, incrível, inadmissível que a Procuradoria Geral da República possa ter encontrado  uma investigação com um documento desta natureza", expressou Hurtado, um dos apresentadores do livro.