Cristina Gangemi, responsável pelos serviços para deficientes do Episcopado da Inglaterra e Gales, pediu que a atenção dada aos Jogos Olímpicos de Londres se repita nos Jogos Paralímpicos, pois "são um exemplo único de fé em ação e um lugar onde todos dão o melhor de suas próprias habilidades".

Em declarações a Rádio Vaticano, Gangemi disse que estes jogos, que vão até o dia 9 de setembro em Londres, são "uma ocasião que não podemos deixar passar". Nesta edição, a capital inglesa recebe a 42.000 atletas paralímpicos provenientes de 166 países.

Este chamado coincide com o comunicado emitido pela Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales que pede que estes jogos "sejam a oportunidade para reconhecer o potencial de todos estes seres humanos dentro da sociedade".

Indicou que este evento "reconhece a igualdade de oportunidades para todos os homens e mulheres na competência esportiva apesar das dificuldades".

Do mesmo modo, James Parker encarregado do Episcopado para a coordenação dos Jogos 2012, informou que em 8 de setembro se celebrará uma Missa de ação de graças na catedral de São Jorge de Southwark para "celebrar e agradecer a Deus pelo potencial precioso que cada vida tem em si, e em particular como este se manifesta no mundo do esporte".