O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, aceitou o convite feito pelos democratas para presidir a oração final da sua próxima convenção que será realizada em Charlotte, no marco das eleições presidenciais do mês de novembro.

O porta-voz da Arquidiocese de Nova Iorque, Joseph Zwilling, assinalou a respeito que "era claro para os organizadores da convenção democrata, como foi para os republicanos, que o Cardeal vai só como pastor, para rezar, não vai para respaldar a nenhum partido ou candidato".

Como se informou faz uns dias, o Cardeal também vai dar a sua bênção ao concluir a convenção dos republicanos que se realiza em Tampa, Florida nestes dias.

O Cardeal Dolan aceitou o convite dos democratas logo depois de consultar ao Bispo de Charlotte, Dom Peter Jugis, considerando que a convenção será feita na sua diocese.

O Arcebispo Dolan foi um forte crítico da política anti-vida do presidente Barack Obama, democrata, especialmente depois do mandato abortista que exige que as instituições religiosas adquiram planos de saúde para seus empregados que cubram pílulas abortivas, a esterilização e a anticoncepção.

Em preparação à convenção democrata de setembro, a diocese de Charlotte colocou dois grandes banners na cidade nos quais se lê "Liberdade religiosa, a alma da democracia" e "Protege ao nascituro, defende o matrimônio e promove a liberdade religiosa".