Uma equipe de restauradores profissionais viaja hoje à localidade de Borja (Zaragoza, Espanha) para analisar o estado da pintura mural do Ecce Homo, obra do artista Elías García Martínez que está em um dos muros da Igreja do Santuário Nossa Senhora da Misericórdia e que ficou famosa internacionalmente por causa da restauração falhada que uma vizinha do município, Cecilia Giménez, realizou.

O secretário de Cultura da Prefeitura de Borja, Juan María Ojeda, explicou a Europa Press que estes profissionais visitarão o santuário "ao longo da manhã" e, além de estudar o estado desta obra, "verão outras peças da igreja".

Assim, o consistório deseja também conhecer "o estado concreto" da Virgem da Misericórdia "que sofreu uma restauração nos anos 40". "Queremos aproveitar para que a vejam", acrescentou o secretário.

Trata-se de uma visita "quase rotineira", comentou, ao observar que esta equipe já trabalhou em Borja em outras ocasiões e, de fato, conhecem "perfeitamente" o patrimônio da localidade, já que também participaram da recuperação de obras em outros templos borjanos e no museu da Colegiata.

Neste mesmo sentido, o secretário detalhou que "já estava programada a restauração de várias esculturas este ano" e sublinhou o "esforço" que realiza o consistório para reunir recursos e realizar estes trabalhos.

Em relação às visitas ao santuário este sábado, com motivo da romaria celebrada pelas festas de São Bartolomeu, Ojeda apreciou que foi uma jornada "perfeita, um dia de convivência e alegria" para todos os borjanos, que todos os anos é "emocionante e multitudinário" e que nesta ocasião conseguiu atrair a mais turistas graças à restauração falhada do Ecce Homo que realizou Cecilia Giménez.