VATICANO, 22 Ago. 12 / 10:31 am (ACI/EWTN Noticias).Papa Bento XVI expressou hoje suas condolências pela morte ocorrida nesta segunda-feira, 20 de agosto aos  57 anos de idade, o primeiro ministro da Etiópia, Meles Zenawi.
 
No texto enviado ao presidente da nação Africano Girma Wolde Giorgis e assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, o Santo Padre "envia suas sinceras condolências a Sua Excelência, a família do Sr. Zenawi e todo o povo da Etiópia."
"Recordando seus muitos anos de liderança, o Santo Padre afirma suas orações pelo seu descanso eterno."

"Na família do último Primeiro Ministro e todos os que choram, Sua Santidade invoca a bênção de Deus Todo-Poderoso e pede ao conforto e esperança", diz o telegrama.

Segundo o relatório da imprensa diversas, Zenawi, morreu depois de uma infecção como resultado de uma doença que o afligia há mais de um ano e foi para fora da cena política nas últimas semanas.

Embora o Conselho de Ministros oficial etíope não especificou a causa ou lugar de morte, verificou-se que o governante que liderou seu país desde 1995, estava em tratamento médico em uma clínica em Bruxelas, Bélgica.

Em um negócio governo interino será visto pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Hailemariam Desalegn, como estipulado na Constituição. Zenawi permanece Ls vir a Etiópia em breve e haverá eleições antecipadas. As próximas eleições estão previstas para 2015.