O Arcebispo de Santiago do Chile, Dom Ricardo Ezzati, assinalou que a vocação que um homem recebe de Deus para entregar-se a ele por toda a vida, demonstra um amor que "vai além de qualquer merecimento".

No sábado, 18 de agosto, o bispo presidiu a ordenação diaconal de sete seminaristas que dentro de pouco serão sacerdotes, e recebeu na arquidiocese de Santiago ao novo Bispo Auxiliar, Dom Pedro Ossandón.

Conforme informa a Conferência Episcopal do Chile na sua página Web, Dom Ezzati disse na sua homilia que "as palavras de Jesus: ‘eu os escolhi...vocês são meus amigos...vocês serão minhas testemunhas...’, revelam-nos que a vocação é um mistério de eleição gratuita e de um amor que vai mais além de qualquer merecimento".

Com respeito aos novos diáconos, o Arcebispo indicou que "o Senhor hoje chama a estes sete irmãos; convida-os a caminhar atrás Dele, consagrando-os como pescadores de homens e sinais sacramentais do seu amor de salvação. Quanto amor, quanta eleição, quanta gratuidade e quanto perdão e confiança contém este chamado!".

O Arcebispo afirmou também que "o Senhor fixou seus olhos em vocês, ama-os, escolhe-os e os consagra".

Os diáconos ordenados são: Ricardo Acosta, Rodrigo Cordero, Maximiliano Grez, Felipe Herrera, Cristián Montes, Rodrigo Quintanilla e Francisco Rencoret.

Dom Ezzati disse que com estas ordenações diaconais e com a chegada do novo Bispo Auxiliar "o Senhor nos oferece um sinal peculiar da sua predileção e sua condução providente".

Dom Ossandón, agradecido pela sua nomeação, disse que "para a Igreja os tempos difíceis se chamam momentos de graça e conversão, são tempos em que com maior profundidade se vê tudo o que o Senhor nos quer dizer e como nos encontrar mais plenamente com Ele, que é a razão da nossa vida. E são tempos onde brilha com maior força a beleza do Evangelho de Jesus o Senhor".