Na quarta-feira, o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chaput, expressou seu beneplácito por uma recente decisão da Corte Suprema que proibe condenar à morte aos menores de 18 anos.

Em sua coluna do Denver Catholic Register, Chaput assinalou que "da perspectiva da Igreja, esta notícia é importante, é uma vitória para a reflexão atenta e para a decência comum".

Entretanto, lamentou que o grande problema da pena de morte "ainda esteja conosco", indicando que "o ensino católico sobre a pena de morte se deriva da santidade da vida de uma pessoa. Toda vida é sagrada. Toda pessoa, inclusive um assassino sentenciado, foi criada por Deus e tem uma dignidade dada por Ele".

O Prelado também comentou que "se o acusado em um julgamento por homicídio se encontra em uma boa posição econômica e é branco tem mais possibilidades de ser desculpado e não ser condenado à morte que se fosse negro e pobre".

"Em países desenvolvidos como o nosso, a pena capital não deveria ter lugar na vida pública – continua Dom Chaput– e nos Estados Unidos, os culpados podem ser castigados e a segurança pública pode assegurar-se sem ter que enviar a um ser humano à câmara de execução".

"Quando se toma a vida de um assassino, só acrescentamos mais violência a uma cultura que já é de por si violenta e rebaixamos nossa dignidade nesse processo".