Mais de 40 jovens que percorreram durante meses 40 dos 50 estados que conformam os Estados Unidos da América, terminaram no sábado 11 de agosto a 18ª  travessia pró-vida e contra o aborto chamada Crossroads, na qual difundiram a urgência em defender a vida humana de toda pessoa, especialmente a dos não-nascidos.

Em declarações à ACI Prensa desde Washington onde terminou o percurso, Jim Nolan, diretor nacional da iniciativa assinalou que "embora as caminhadas tenham concluído, ainda precisamos seguir e deixar que o Senhor faça seu trabalho; que siga a missão de transformar a cultura da morte em uma cultura da vida".

A Caminhada Crossroads teve início no dia 19 de maio deste ano. Em seu percurso visitaram centenas do Igrejas e se reuniram nos subúrbios de dezenas de clínicas abortistas aonde rezaram e ofereceram conselhos a favor da vida às mulheres que se aproximavam destes lugares.

"Dissemos durante anos que os Estados Unidos é um país pro-vida. Posso dizer que, com todas as caminhadas que fizemos, tudo isto é muito positivo", disse Nolan.

O diretor da Crossroads explicou também ao grupo ACI que os grupos que fizeram as caminhadas nos Estados Unidos "receberam muito pouca pressão" e "quase sempre reações positivas" às suas atividades.

Na manifestação de Washington no sábado 11 de agosto, estiveram presentes Bryan Kemper, um orador do grupo Sacerdotes pela Vida e a presidenta do grupo Live Action, Lila Rose. Ryan disse que Crossroads procura responder ao chamado do Beato Papa João Paulo II que na Jornada Mundial da Juventude de 1993 alentou os jovens a "ajudarem a construir uma cultura de vida".

Depois disto, disse Ryan, "houve uma grande mudança" para a posição pró vida sobre tudo nos jovens. "Os Estados Unidos é pró vida", acrescentou.

O percurso deste ano teve um momento trágico quando no dia 20 de julho o jovem inglês Andrew Kentigern Moore, de 20 anos de idade, foi atropelado nos subúrbios de Indianápolis falecendo logo depois. O tio do jovem, Paul Brilliant, uniu-se ao grupo de seu sobrinho e terminou a caminhada no seu lugar.

Crossroads só auspiciava um grupo de peregrinos nos Estados Unidos quando teve início em 1995. Este ano foram 4 grupos nos Estados Unidos que cruzaram o país defendendo a vida nascente e as caminhadas foram promovidas também no Canadá, na Irlanda e na Espanha.