O recentemente designado Arcebispo de Glasgow (Escócia), Dom Philip Tartaglia, assinalou que ele poderia ser preso se criticar o mal chamado “matrimônio” gay e defender o autêntico matrimônio conformado por um homem e uma mulher.

Em uma entrevista concedida ao STV News, o Prelado disse que “posso imaniar-me indo possivelmente à prisão em algum momento dos seguintes 15 anos (…), se me pronuncio”.

Os comentários do Arcebispo-eleito ocorrem no contexto em que o governo de Escócia anunciou que legislará a favor do mal chamado “matrimônio” gay, fato ao qual Dom Tartaglia respondeu precisando que algo deste tipo “teria enormes implicâncias para a liberdade religiosa”.

Em declarações ao grupo ACI neste 24 de julho, o Prelado de 61 anos de idade disse estar “profundamente preocupado porque hoje, defender o significado tradicional do matrimônio é quase considerando como um ‘discurso de ódio’ e qualificado como intolerante. Essa é uma resposta não-democrática, que fecha o debate e que é altamente manipulativa”.

Em junho, o advogado escocês Aidan O’Neill advertiu que a legislação sobre as uniões homossexuais poderia fazer que alguns sejam despedidos de seus trabalhos se expressarem oposição a estes casais.

Deste modo alertou para o fato que os sacerdotes e ministros poderiam ser processados por não permitir “bodas” deste tipo em suas igrejas, as crianças seriam obrigadas a assistir a aulas de história “gay” e os casais poderiam ser rejeitados como pais adotivos segundo a nova legislação.

“Sou consciente do lugar histórico da arquidiocese de Glasgow na história da cristandade na Escócia e de sua importância para a comunidade católica em particular”, disse o Prelado aos meios em conferência de imprensa.

Dom Tartaglia foi designado Arcebispo de Glasgow em 24 de julho pelo Papa Bento XVI. O Prelado sucede o arcebispo Mario Conti, quem esteve à frente da arquidiocese desde 2002. Dom Conti disse que estava “contente” com a eleição de seu sucessor.

A arquidiocese do Glasgow, a maior de Escócia, tem uma população estimada de 200 mil católicos.

Dom Tartaglia era bispo de Pasley desde 2005. Antes disso foi Reitor do Colégio Escocês em Roma. A Missa de toma de posse na catedral de Glasgow será no sábado 8 de setembro, festa da Natividade da Virgem Maria.