O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi desmentiu algumas informações aparecidas na imprensa italiana sobre o ex-mordomo do Papa, Paolo Gabriele, nas quais se relatava a possível existência de três cúmplices no roubo de documentos secretos do Vaticano.

O sacerdote respondeu à informação publicada no jornal italiano La Stampa que assinalava que existiriam, no caso do Gabriele, "três cúmplices, dois empregados leigos da Santa Sé e um amigo seu jornalista". O dado, indica o meio italiano, teria surgido da confissão do ex-mordomo no episódio conhecido como "vatileaks".

O Padre Lombardi disse que "não tenho a menor idéia. Não há nada que dizer a respeito. E não acredito que corresponda a uma descrição exata dos fatos. Há mais pessoas interrogadas para aprofundar na situação, mas nenhuma está em uma situação análoga à de Paolo Gabriele".

Paolo Gabriele, preso no dia 23 de maio deste ano pela posse de documentos confidenciais do Papa, espera a decisão do juiz Piero Antonio Bonnet após os 50 dias de prisão nos quais se vence a prisão preventiva.

Além disso, nas próximas semanas o juiz comunicará sua decisão assim que o eventual adiamento do julgamento ou sentença absolutória e, como explicou o Padre Federico Lombardi, "no caso de chegar a uma audiência pública formal seria realizada no final deste verão, não antes de outubro".

O sacerdote jesuíta disse ainda aos jornalistas que "o advogado defensor Carlo Fusco disse que Paolo Gabriele está tranquilo, e encontra consolo na oração. Portanto não é verdade que esteja com problemas de saúde".

Sobre o trabalho da Comissão Cardinalícia presidida pelo purpurado espanhol Julián Herranz, espera-se que nos próximos dias esta tenha um encontro com o Santo Padre para entregar os resultados de suas investigações.