O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO incluiu, em trâmite de urgência, a Basílica da Natividade de Belém na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, devido às "infiltrações de água" que danificam o edifício.

A decisão foi adotada por treze votos a favor, seis em contra e duas abstenções; e logo que a Autoridade Nacional Palestina -membro com pleno direito na UNESCO desde dezembro de 2011-, solicitou a inclusão da basílica na Lista do Patrimônio Mundial.

Em uma carta aberta ao Comitê as autoridades palestinas recordaram que Belém e suas igrejas sofreram ataques militares israelenses em 1977 e entre 2001 e 2002. Nesse sentido, indicaram que a inclusão deste lugar na lista da UNESCO garantiria as necessárias medidas para sua restauração.

A Basílica da Natividade está localizada 10 km ao sul de Jerusalém. No ano 399 D.C. construiu-se uma primeira igreja, que foi substituída por outra no século VI, construída após um incêndio.

Na igreja atual estão conservados os elaborados pavimentos de mosaico procedentes do edifício original. O lugar inclui também conventos e igrejas latinas, gregas, ortodoxas, franciscanas e armênias, assim como campanários, jardins e um percurso de peregrinação.