O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou hoje que a Congregação para a Doutrina da Fé tratou em sua sessão ordinária desta quarta-feira o tema da resposta da Fraternidade São Pio X (lefebvristas) ao preâmbulo doutrinal, fazendo algumas observações que serão consideradas nas seguintes discussões com os superiores desta organização no processo para um eventual ingresso na plena comunhão da Igreja Católica.

O comunicado assinala textualmente o seguinte:

"Como foi antecipado por agências de imprensa, hoje, 16 de maio de 2012, reuniu-se a Sessão Ordinária da Congregação para a Doutrina da Fé e se discutiu também o assunto da Fraternidade São Pio X.

Em particular se examinou o texto da resposta de S.Exa. Dom Bernard Fellay, entregue no dia 17 de abril de 2012 e se formulou algumas observações que serão consideradas em ulteriores conversações entre a Santa Sé e a Fraternidade São Pio X.

Em consideração às posições tomadas pelos outros três bispos da Fraternidade São Pio X, sua situação deverá ser tratada separada e singularmente".

A parte final do comunicado se referiria ao rechaço a um acordo com a Santa Sé expresso em uma carta enviada pelos outros três bispos lefebvristas a Fellay. Eles são Richard Williamson –conhecido por negar o holocausto judeu– Bernard Tissier de Mallerais e Alfonso de la Galarreta.

A carta foi enviada pelos bispos em abril deste ano, pouco antes de que Fellay entregasse sua segunda resposta ao Vaticano, logo que em janeiro a primeira resposta da Fraternidade tenha Sid considerada "insuficiente".

Fellay respondeu aos bispos criticando seu "falta de visão sobrenatural e realismo", reconhecendo o Papa Bento XVI como legítimo sucessor de São Pedro e afirmando sobre o Santo Padre que "se (o Papa) expressa uma vontade legítima sobre nós, que é boa, que não é contrária aos mandamentos de Deus, temos o direito de desatender ou rechaçar essa mão estendida?".

Se finalmente se chega a um acordo para o ingresso dos lefebvristas à plena comunhão da Igreja Católica, a figura canônica que poderiam receber para seu reconhecimento seria a de Prelatura Pessoal, similar à do Opus Dei.