Uma amostra fotográfica que celebra a vida, realizada pelo Movimento de Vida Cristã (MVC) no campus de Auraria, em Denver, atraiu a atenção de muitos e a oposição de outros na semana passada.

A exibição, aberta em 3 de março no salão do edifício do Tivoli Student Union, incluía uma série de fotografia relacionada com as Escrituras, alguns poemas e reflexões. Com o título “Celebração da Vida” a exposição constava de 70 fotos de crianças, famílias, paisagens e vida silvestre tomadas por meia dúzia de fotógrafos junto com algumas pinturas religiosas locais.

A exposição atraiu a muitos que, impressionados, voltavam logo com outros. Também atraiu a alguns que aparentemente se opunham à mensagem da mesma, já que deixaram uma caixa de preservativos e informação  anticoncepcional no dia seguinte à inauguração do evento.

“Claro que os tiramos todos”, assinalou Susana Nieto, consagrada e encarregada da organização do evento. “Não eram fotografias de bebês abortados. Mostrávamos a alegria, a ternura da vida. Tudo era muito positivo. Que alguém reaja agressivamente quando nós não fomos nem um pouco agressivos, não sei...”.

“Acredito que a exposição seja bela. Há muitas expressões distintas que celebram a vida, muito variadas todas”, assinalou Lorena Capone –quem tinha ao menos uma foto na exibição– quando visitou a amostra com seu marido e seus três pequenos filhos.

Entre as fotos se podia apreciar uma de um menino pequeno com o sorriso de orelha a orelha, os braços estendidos e as mãos para cima. A foto captura sua alegria com a legenda “Estou feliz, muito feliz! Outras fotos mostravam um close da cara de um bebê pequeno dormindo, uma forte mão de um pai segurando a mão de seu filho recém-nascido, uma jovenzinha esquiando, alguns irmãos pequenos correndo em um aparente jardim interminável, entre outras. As fotos de vida silvestre mostram, por exemplo, ao sol no mais elevado de um bosque em Aspen com a legenda “Um novo dia de vida” e um pequeno coelho marrom com a seguinte legenda “hoje passei cinco minutos sem fazer coisas, mas sendo”.

Realizar a amostra em um campus tão diverso, segundo Lorena Capone, foi como efetuá-la no meio do mundo. Uma foto de um menino de 10-11 anos com um jogo de cartas nas mãos que tinham a frase “pró-vida”, resumia a idéia de toda a exibição. “É sutil, mas direto”, acrescentou.

O campus de Auraria serve o Metropolitan State College de Denver, a Universidade de Colorado em Denver e o Community College de Denver. A mostra foi o mais recente evento organizado pelo MVC em sua busca por estabelecer o Clube Católico do Auraria Campus, cuja meta é apoiar a vida de fé dos estudantes de Auraria.

Outros eventos realizados pelo MVC incluem uma conferência sobre cultura cristã e a trilogia do Senhor dos Anéis, um painel de discussão sobre o filme de Mel Gibson “A Paixão de Cristo” e o mistério do sofrimento humano.