A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o Papa João Paulo II recebe dezenas de milhares de mensagens de correio eletrônico procedentes de todo o mundo desde que o site do Vaticano, em cada um seu de seis idiomas, incluiu um endereço para enviá-las: joao_paulo_ii@vatican.va .

Desde meio-dia de 1 de março até a mesma hora de 3 de março, segundo estatísticas e dados publicados hoje, o Papa recebeu mais de 20 mil e-mails: 10 mil em inglês, 6077 em espanhol, 2012 em português; 1134 em italiano, 850 em alemão e 800 em francês.

Também chegam diariamente  várias mensagens em polonês, o idioma do Papa. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, “estes números são apenas uma pequena porcentagem do correio eletrônico dirigido ao Santo Padre nesses dias, ao que terá que acrescentar os e-mails recebidos desde essa data, além das cartas e faxes que chegam à Secretaria de Estado e a outros dicastérios da Cúria Romana”.

Não é a primeira vez que o Vaticano disponibiliza um endereço de correio eletrônico para o Santo Padre. A ocasião anterior foi durante o 25º aniversário de sua eleição como Pontífice, em outubro de 2003.

Os remetentes são médicos, chefes de organizações de voluntariado,  donas de casa e mães, estudantes, congregações religiosas, pessoal sanitário, párocos e paroquianos. A maior parte dos e-mails são escritos por fiéis de todo o mundo e alguns procedem de pessoas afastadas da fé e que voltaram a ela.

Segundo a nota do Vatican Information Service, “o grosso são cartas relativamente breves que expressam o desejo de que o Papa melhore e manifestam seu amor e admiração por ele como chefe da Igreja Católica. Também escrevem que o sofrimento do Santo Padre é um exemplo para todos ou simplesmente lhe agradecem por tudo o que tem feito e faz pela Igreja, sobretudo pela promoção do valor da vida e a dignidade humanas. Algumas mensagens são mais longas e narram experiências pessoais de doenças, sofrimentos físicos e psíquicos ou conversões pessoais”.

Algumas mensagens

Os fiéis asseguram ao Papa que “rezam e oferecem sacrifícios por ele ”. Também lhe contam que rezam o Terço, assistem a missa diariamente e adoram ao Santíssimo Sacramento. Uma pessoa escreve: “Quanto nos alentas enquanto lutamos em nossa vida cotidiana por ser sempre fiéis a Deus!”. Outra: "Rezo para que, quando sofrer tanto, sinta também a poderosa presença de Deus contigo".

Em uma carta procedente da Itália, uma pessoa diz a João Paulo II: "És nosso pai nesta terra. Necessitamos de ti! Necessitamos  teu testemunho que a todos dá fortaleza".

Do Brasil: “Espero que neste Ano da Eucaristia... a Eucaristia fortaleça sua vida tão atribulada”. Um sacerdote do Brasil escreve ao Papa que espera que melhore para que “possa estar com os jovens em Colônia (onde se celebrará a Jornada Mundial da Juventude) e siga guiando à  Santa Igreja durante muitos anos”.

Fiéis do Panamá escrevem: “Todos os católicos pensam com muita preocupação em seu estado de saúde. Organizaram-se missas e orações para que peçamos por sua saúde ao Deus Todo-poderoso”. Outra mensagem em espanhol: “Esperamos que se recupere muito em breve e siga sendo um exemplo de fortaleza e bondade para todo mundo”.

Da França escrevem que uniram o nome do Santo Padre às intenções diárias do Terço: “Quiçá esteja conosco o mais possível, com as melhores condições de saúde que o céu possa conceder. E sobretudo que não sofra”.

“Querido Santo Padre –diz outro e-mail em francês–  Tu conduzes a Igreja com sua espiritualidade. O Senhor através de ti dá uma lição aos sábios e prudentes deste mundo”.