O Papa Bento XVI expressou sua intenção de que o Domingo de Ramos seja o dia em que osfiéis, particularmente os jovens, decidam-se a acolher ao Senhor e segui-lo até o final, fazendo “de sua Páscoa, de morte e ressurreição, osentido mesmo de sua vida de cristãos”.

Na celebração participaram diversos jovens de Roma e de outrasdioceses, reunidos pela ocasião da XXVII Jornada Mundial da Juventude,cujo lema para este ano foi “Estejam sempre alegres no Senhor”.

Durante sua homilia, o Santo Padre assinalou que “O Domingo de Ramos é o grande portal de entrada na Semana Santa, a semana em que o Senhor Jesus caminha até ao ponto culminante da sua existência terrena.”.

“Ele sobe a Jerusalém para dar pleno cumprimento às Escrituras e ser pregado no lenho da cruz, o trono donde reinará para sempre, atraindo a Si a humanidade de todos os tempos e oferecendo a todos o dom da redenção”.

Bento XVI recordou aos jovens que seguir ao Senhor é “a decisão queleva à verdadeira alegria, como se vê na vida de Santa Clara de Assis, que há oitocentos anos – exatamente no Domingo de Ramos –, movida pelo exemplo de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, deixou a casa paterna para consagrar-se totalmente ao Senhor”.

O Papa recordou que, no momento de sua decisão, a Santa tinha 18 anos“e teve a coragem da fé e do amor para se decidir por Cristo, encontrando nelea alegria e a paz”.

O Santo Padre também motivou a todos os fiéis a buscarem cultivar duas atitudes interiores para bem viver o mistério pascal.  “Que dois sentimentos nos animem particularmente nestes dias: o louvor, como fizeram aqueles que acolheram Jesus em Jerusalém com o seu «Hosana»; e a gratidão, porque, nesta Semana Santa, o Senhor Jesus renovará o dom maior que se possa imaginar, dar-nos-á a sua vida, o seu corpo e o seu sangue, o seu amor”.

“Mas um dom assim tão grande exige que o retribuamos adequadamente, ou seja, com o dom de nós mesmos, do nosso tempo, da nossa oração, do nosso viver em profunda comunhão de amor com Cristo que sofre, morre e ressuscita por nós”;

O Papa afirmou que neste dia, “devemos estender nossa vida, nossapessoa, em atitude de gratidão e adoração”.