O presidente do México, Felipe Calderón, deu as boas-vindas ao Papa Bento XVI no Aeroporto Internacional de Guanajuato e assegurou que as palavras do Santo Padre trarão "consolo e renovarão a esperança em milhões de lares mexicanos".

"Bem-vindo ao México, é uma grande alegria recebê-lo em terra mexicana", afirmou Calderón em suas primeiras palavras. Ele indicou que a presença do Santo Padre adquire um significado enorme "nestas horas de desgraça" e difíceis que confronta o país devido à violência gerada pelo crime organizado, a pobreza e os golpes da natureza.

"Apesar de tudo o México está de pé. Os mexicanos são um povo forte" e Sua Santidade o sabe, assegurou Calderón. "Os mexicanos são um povo forte na esperança, na solidariedade", com valores e princípios que acreditam na família, na democracia, na liberdade e no amor a outros, acrescentou o mandatário.

Do mesmo modo, disse que a visita reflete os vínculos entre os estados do México e o Vaticano. Além disso recordou as raízes cristãs do povo mexicano. "Em nosso país vivemos mais de 93 milhões de católicos", afirmou.

Felipe Calderón destacou que o México o primeiro país americano de língua espanhola que Bento XVI visita e reiterou sua confiança em que esta visita "ilumine a alma das mulheres e dos homens desta terra".

"Em nome do povo e do Governo do México lhe reitero nossas alegres boas-vindas. Obrigado por estar no México. Bem-vindo",