O Arcebispo de León (México), Dom José Guadalupe Martín Rábago pediu aos católicos mexicanos, que dentro de poucos dias receberão a visita do Papa Bento XVI, que não comparem o Papa com o Beato João Paulo II, pois não se trata de um "clone" de seu predecessor.

Em uma entrevista à CNN México, o Prelado assinalou que "todos os Papas são iguais e merecem nosso respeito, nossa adesão; independentemente do carisma do qual possa estar dotada a pessoa".

"Acredito que isto é preciso dizer a todo o mundo, para que não esperem ver no Papa Bento uma repetição, digo-o vulgarmente, um clone, do Papa João Paulo II".

Entretanto, o prelado expressou sua confiança que, à semelhança das visitas apostólicas realizadas pelo predecessor de Bento XVI, nesta ocasião também se vejam impulsionadas as vocações à vida consagrada e ao sacerdócio.

O Arcebispo de León qualificou como um prêmio a visita do Papa ao estado de Guanajuato, que tem, "junto com Aguascalientes e Jalisco, a porcentagem mais elevada de católicos (no México), cerca de 94 por cento".

"(A visita de Bento XVI) é um prêmio, um reconhecimento à fidelidade desta gente à Igreja Católica".