O Papa Bento XVI mandou nesta quinta-feira suas condolências expressando tristeza pelos falecidos no acidente envolvendo um ônibus escolar ocorrido na noite da terça-feira, 13, em uma estrada do sul da Suíça. No evento faleceram 22 crianças belgas e outras 6 pessoas.

Em um telegrama enviado em nome do Papa, o secretário de estado, Cardeal Tarcísio Bertone, afirma que o Santo Padre reza pelas vítimas e se solidariza com as famílias atingidas pelo acidente de Sierre, cuja as causas ainda deve ser esclarecidas.

A mensagem do Papa foi lida durante uma vigília de oração realizada na quarta-feira, 14, na catedral de Lovaina, na Bélgica, presidida pelo Arcebispo de Malines-Bruxelas, Dom André-Joseph Léonard acompanhado pelo Núncio Apostólico na Bélgica, Dom Giacinto Berloco.

“Foi um encontro sem muitas palavras, as pessoas choravam. Alguns deles me diziam: “Onde está Deus?”Eu respondi que a minha certeza é que Deus está presente também neste momento nos seus corações. Espero que a fé possa ajudar os genitores, as famílias e também as duas escolas”, salientou ainda o Bispo de Hasselt, Patrick Hoogmartens em nota difundida pela Rádio Vaticano.

O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo decretou dia de luto nacional para recordar as vítimas. Ele quis, ainda, acompanhar pessoalmente até a Suíça as famílias das crianças envolvidas no acidente, uma viagem que o premiê definiu como angustiante. Muitos pais não sabiam o que tinha ocorrido com seus filhos. Mais tarde, à noite os mortos e os feridos, três em estado grave, foram identificados.