Os Bispos do Congo anunciaram a realização de uma coleta nacional com a finalidade de ajudar as vítimas das explosões de um armazém de munições no quartel da Mpila, na capital Brazzaville.

Em uma mensagem enviada à agência vaticana Fides e assinada pelo presidente da Conferência Episcopal do Congo e Bispo de Kinkala, Dom Louis Portella Mbuyu, expressou-se a preocupação da Igreja nesse país pela tragédia que "devastou grande parte da população de Brazzaville: a perda de vidas e a destruição de moradias".

"Não podemos permanecer indiferentes ante o drama doloroso de nossos irmãos", acrescenta a mensagem e faz um chamado urgente a todos os membros da Igreja para que sejam organizadas coletas de solidariedade nas paróquias, nos movimentos eclesiásticos e no nível individual.

Do mesmo modo, anunciou-se que os fundos arrecadado nas coletas será enviado a cada diocese para ser irradiado através da Conferência Episcopal às autoridades que administram a crise dos danificados.

Um balanço provisório da catástrofe indica que depois das explosões morreram 200 pessoas, 1 500 ficaram feridas e 5 mil perderam seus lares.