O Papa Bento XVI enviou dois telegramas de condolências depois de uma série de explosões em um depósito de armas em Brazaville no Congo, que custaram a vida de mais de 200 pessoas e deixou outras 1500 feridas; e depois de um acidente ferroviário na Polônia no qual faleceram 16 pessoas e outras ficaram feridas.

O telegrama do primeiro caso, assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, e enviado ao Arcebispo Louis Portella-Mbuyu, Presidente da Conferência Episcopal do Congo, qualifica os fatos como uma "trágica catástrofe".

As explosões de ontem derrubaram edifícios, mataram a centenas de pessoas – alguns falam de 300 falecidos em vez de 200– e deixaram soterradas muitas outras sob os escombros.

Peritos ainda trabalham para controlar o perigo de mais explosões, que devastaram tudo o que havia em um raio cinco quilômetros em torno do arsenal.

"Por enquanto há peritos russos, franceses e congoleses no terreno que estão tratando de apagar as chamas. Seu objetivo é impedir que o fogo alcance um segundo depósito com armas ainda mais pesadas", informou Delphin Kibakidi, porta-voz local da Cruz Vermelha.
É provável que o número de falecidos aumente à medida que sejam retiradas as pessoas que ficaram soterradas.

Diante destes fatos, o Santo Padre expressa seus pêsames às famílias e amigos das vítimas, e pede ao Senhor que acolha os falecidos em sua paz e sua luz. O Papa agradece os trabalhos de resgate e pede a Deus que dê "consolo e esperança" aos feridos e a todos os afetados por este dramático fato.

Polônia

O Papa também enviou um telegrama, assinado pelo Cardeal Bertone, ao Arcebispo Józef Michalik, presidente da Conferência Episcopal Polonesa, pelas vítimas do acidente ferroviário que teve lugar no sábado 3 de março em Szczekociny, perto de Zawiercie (Polônia) e que deixou 16 mortos e numerosos feridos.

No texto, o Santo Padre manifesta seu pesar pelo fato e sua proximidade espiritual a todos os afetados. Bento XVI assegura suas orações pelas vítimas do trágico acidente e participa do luto de suas famílias e de toda a Polônia.

O Papa Bento implora para os defuntos a misericórdia divina e a vida eterna, e deseja para os feridos que se restabeleçam com prontidão.

Do mesmo modo, pede o dom do valor e da paz na dor para quantos sofrem, e os conforta com as palavras de São Paulo aos Tessalonicenses: "Porque se acreditarem que Jesus morreu e ressuscitou, de igual maneira também Deus, por meio do Jesus, reunirá com Ele os que morreram".