O Vicariato Episcopal Pastoral para a Comunicação (Vicom) da Arquidiocese de São Paulo enviou uma Nota de Esclarecimento ao Jornal “Folha de S.Paulo” sobre mal entendido na entrevista que o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, concedeu à jornalista Cláudia Collucci – e que foi publicada na página A16 do referido jornal, na edição desta segunda-feira (5/3).

Na entrevista publicada, tem-se a impressão de que o cardeal criticou o convênio das Organizações Sociais (OS) com o poder público para a gestão de hospitais municipais e/ou estaduais em São Paulo. Na nota, o secretário de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Rafael Alberto, explica que o cardeal “não se referia especificamente às Organizações Sociais (OS), que atuam no Município de São Paulo, mas à situação do atendimento à saúde no Brasil, de maneira geral”.
A nota explica, ainda, que ao falar de comercialização e terceirização, o arcebispo metropolitano se referia à a incapacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de atender a população de maneira adequada e eficiente, o que obriga os cidadãos a recorrerem a planos e seguros privados de saúde.  “Por serem geralmente caros, prossegue a nota, (esses planos privados) “estão fora do alcance dos pobres, que acabam privados dos benefícios essenciais à sua saúde”.

O Vicariato conclui a nota ressaltando que são bem-vindas “as parcerias do Estado com OS idôneas para um atendimento melhor à saúde da população”.