Um religiosa espanhola de 84 anos de idade receberá uma homenagem no Dia Internacional da Mulher, no próximo 8 de março, em reconhecimento aos 40 anos de dedicação à educação e à formação de meninas e meninos na Espanha.

O reconhecimento à religiosa Madre Sofía Báscones González, será realizado pela Delegação Municipal de Igualdade de Chipiona, no sul da Espanha, cidade na que consagrou sua vida no compromisso educativo no colégio da Divina Pastora.

Conforme informou a agência católica argentina AICA, a delegação municipal reconhece que a Madre Sofía contribuiu de maneira decisiva à formação de muitas mulheres de Chipiona não só por seu trabalho docente, mas também "inculcando-lhes com seu magistério valores e princípios primordiais para confrontar a vida, como a generosidade, o respeito e o amor ao próximo".

Do mesmo modo, ressaltou que sua entrega aos demais não termina no colégio e que apesar do passar dos anos a religiosa lembra de cada menina que educou e ainda hoje lhes dá seu apoio incondicional.

Por sua parte, a responsável da área, Isabel Jurado, assinalou que a homenagem é "apenas uma maneira de retribuir-lhe, de alguma forma, uma parte do carinho que transmitiu e sua entrega aos demais”.

Sofía Báscones nasceu em Valtierra, Burgos (Espanha) em 27 de setembro de 1927. Chegou a Sanlúcar de Barrameda aos 16 anos, sendo ainda noviça.

Posteriormente foi destinada a Monforte, Daimiel e às missões em Montevidéu (Uruguai), onde permaneceu desde 1954 até 1973, data em que por motivos de saúde não pôde continuar com este trabalho e se viu obrigada a mudar do destino. Foi então quando chegou a Chipiona e iniciou sua missão educativa.